Página inicial   |   Consultores de campo   |   Fale conosco

 
 

 
 
 

A CRV LAGOA

 

CORTE

 

LEITE

 

PROGRAMAS

 

CURSOS

 

NOTÍCIAS

 
 
 

CP CRV LAGOA

 

EMBRYO

 

GESTOR LEITE

 

INSEMINA FÁCIL

 

INSIRE

 

PAINT

 

PRALEITE

 

SIREMATCH

 
 
 
 
Programas » Insire

 
 
 
 

 
 MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO
 
Anúncio (JPG)
 
 APRESENTAÇÃO - SELEÇÃO GENÔMICA DA CRV
 
A SELEÇÃO GENÔMICA DO GRUPO CRV – TOUROS INSIRE

Uma das grandes dificuldades para acelerar o progresso genético em bovinos leiteiros diz respeito ao seu maior intervalo entre gerações (ou IG, que representa a idade média dos pais quando os filhos entram em reprodução) quando comparado ao de outras espécies.

O IG em bovinos de leite pode variar de 5-6 anos para as raças mais precoces e, em alguns casos, de 8-10 anos para as mais tardias.

Além disso, o mérito genético dos touros (e também das mães) é avaliado pelo desempenho das suas respectivas filhas, chamado comumente de avaliação fenotípica.

Isto traz algumas conseqüências práticas: a primeira delas é que os melhores touros provados que se dispõe no momento no mercado nasceram, em média, há 7-8 anos atrás.

Os marcadores moleculares e a seleção genômica

Para encurtar este ciclo, a ciência vem trabalhando visando criar ferramentas que consigam mensurar precocemente o verdadeiro mérito genético dos animais.

Uma das melhores ferramentas criadas pela biotecnologia é os marcadores moleculares, que permitem avaliar, através da análise do DNA, os genes e as seqüências gênicas responsáveis por características de interesse econômico.

As produtivas (leite, gordura e proteína), de conformação (frame, força leiteira, úbere, pernas e patas e conformação final) e, ainda, funcionais (longevidade, fertilidade e sanidade).

Isto permite decifrar o código genético dos bovinos leiteiros de maneira rápida e precoce, encurtando o intervalo entre gerações.

Dentre maiores centros de pesquisa do mundo nesta área estão a Universidade de Liège, na Bélgica, e de Wageningen, na Holanda, que desde 1994, desenvolvem em conjunto com o Grupo CRV, a validação de 777 mil SNPs (marcadores moleculares) aplicados ao genoma bovino da raça holandesa.

Recentemente foi criado o EUROGENOMICS, resultante da fusão de várias empresas de melhoramento genético animal e instituições de pesquisa da Europa.

Participam do EUROGENOMICS as empresas CRV (Holanda e Bélgica), UNCEIA (França), DHV and VIT (Alemanha), Viking Genetics (Dinamarca, Suécia e Finlândia).

Ele conta com a contribuição científica do INRA (França), Universidade de Liège (Bélgica), Universidade de Wageningen (Holanda),Nordic Cattle Genetic Evaluation (Países Nórdicos) e, ainda, da Aarhus University (Alemanha).

A seleção genômica envolve três passos muito importantes.

O primeiro deles é verificar o efeito dos marcadores numa população de referência. Neste sentido, o Grupo CRV dispõe da maior e mais confiável população de referência do mundo, proveniente do banco de dados da CRV (antigo NRS).

Em seguida, para faz-se a validação dos marcadores numa população de touros provados com elevada acurácia.

Os gráficos abaixo demonstram as correlações encontradas entre os valores genômicos (preditos pelos marcadores) e os valores genéticos calculados pelas avaliações fenotípicas para os mesmos touros.



O EUROGENOMICS validou os marcadores numa população de 18.500 touros provados com mais de 91% de acurácia. Trata-se da maior população de referência de touros provados da raça holandesa do mundo.

A tabela abaixo mostra as populações de referência de touros provados em várias partes do mundo.



Por último, com os marcadores identificados e validados, aplicam-se os mesmos dentro de um programa de seleção.

Resultados práticos da seleção genômica na seleção da CRV

Esta descoberta científica, e a sua aplicação dentro do programa de seleção da CRV, permitem vários progressos, tais como aumentar a qualidade e quantidade de linhagens maternas e de bezerros jovens, que serão os futuros touros provados.

Desta forma, permitiu-se aumentar a pressão de seleção, o valor genético médio destes animais e, ainda, a quantidade e qualidade dos touros TOP.

O esquema abaixo demonstra o programa de seleção da CRV em 2010.



Para se ter uma idéia prática da ordem de grandeza destes números, no momento o Grupo CRV produz e seleciona anualmente, via marcadores moleculares, 1500 bezerras e 2.600 bezerros, provenientes dos melhores touros do mundo e, ainda, de um rebanho total de 14 milhões de fêmeas, espalhadas principalmente pela Europa e América.

Deste universo de animais avaliados com marcadores meleculares, os 170 melhores são selecionados para o teste de progênie convencional, ou seja, cujos resultados são provenientes das avaliações fenotípicas das suas próprias filhas.

Cerca de 10% destes animais, totalizando 20 touros jovens, são aprovados como touros INSIRE e já são comercializados na sua idade jovem, com acurácia elevada, que é uma marca registrada do Grupo CRV.

A obtenção do produto INSIRE.

A nata destes bezerros jovens de qualidade genética superior (cerca de 20 touros jovens anualmente) já se encontra disponível para uso comercial, através do produto denominado INSIRE.

Estes animais possuem valores genômicos completos, ou seja, para características produtivas, de conformação e, ainda, funcionais.

O esquema abaixo mostra um exemplo do grupo de características avaliadas pelos marcadores e o efeito dos mesmos na elevação da acurácia, quando comparado aos valores preditos somente pelo índice de pedigree.



Os marcadores moleculares permitem elevar a acurácia dos valores genéticos predidos destes animais jovens, que é de 30%, quando calculado somente pelo pedigree (valor genético dos seus ancestrais) para até 70%, com os marcadores moleculares, conforme podemos ver no gráfico abaixo.



O gráfico abaixo mostra a acurácia de um touro jovem INSIRE para NVI (Índice Composto da Holanda e Bélgica), quando comparado a touros provados, com diferentes níveis de acurácia.



Vale destacar que a idade média de um touro INSIRE é cerca de 2 anos, contra 11-13 anos de um touro que tem o seu segundo grupo de filhas avaliadas fenotipicamente, como é o caso do Win-395.

Isto significa um grande salto no melhoramento genético de bovinos leiteiros, aumentando a velocidade de ganho genético destas características superiores, de elevado interesse econômico, o que aumenta a rentabilidade dos produtores que estejam utilizando desta ferramenta.

As tabelas abaixo mostram o ranqueamento dos touros TOP da bateria da CRV Lagoa, onde podemos verificar a presença maciça de touros INSIRE.



Impactos do INSIRE para a bovinocultura de leite

Portanto, o grande benefício da aplicação prática da seleção genômica no programa de seleção da CRV, culmina no desenvolvimento do INSIRE.

Isto permite o aumento da quantidade e qualidade de touros TOP, novas linhagens maternas, fato que reduzirá a consangüinidade, maior eficiência e rapidez na avaliação genética, ofertando ao mercado um maior número de opções e, ainda, mais atrativas do ponto de vista econômico.

Tudo isto permite acelerar bastante o progresso genético dos bovinos leiteiros, especialmente da raça holandesa, seja pelos ganhos significativos gerados dentro do programa de seleção e identificação de animais superiores e, ainda, pelo fato de aumentar ainda mais o acesso e penetração desta tecnologia nas fazendas espalhadas pelo mundo todo, especialmente no Brasil.

A CRV Lagoa disponibiliza sêmen convencional e sexado de vários touros Holandeses INSIRE importados e conta, ainda, com muitas opções de touros genômicos nacionais, todos selecionados pelos marcadores CRV e comercializados individualmente.
 
 ENTRE EM CONTATO
 
O preenchimento de todos os campos é obrigatório
 
NOME E-MAIL
FAZENDA TELEFONE ()
CIDADE ESTADO
COMENTÁRIOS
CÓD. DE SEGURANÇA  CÓDIGO DE SEGURANÇA 1414
 
 
 
 
A CRV LAGOA
 
Histórico
CRV
Localização
Nossa equipe
Consultores de campo
Consultores internacionais
Vitrine CRV Lagoa
O Dono do Touro
 
CORTE
 
Corte Taurinos
Corte Zebu
Bubalinos
Sêmen Sexado
Materiais de IA
Rastreabilidade
 
LEITE
 
Leite Europeu
Leite Zebu
Girolando
Bubalinos
Sêmen Sexado
Materiais de IA
Rastreabilidade
 
PROGRAMAS
 
CP CRV Lagoa
CRV Lagoa Embryo
Gestor Leite
InSire
PAINT
Insemina Fácil
Praleite
SireMatch
 
CURSOS
 
Cursos presenciais
Centro do Saber
Envie sua foto
 
NOTÍCIAS
 
Notícias
Eventos
Vídeos
Revista
Publicidade
Papel de parede
 
FALE CONOSCO
 
Contato
Você pergunta, a
CRV Lagoa responde
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor
Vagas em aberto
 
Página inicial | Versão em inglês | Versão em espanhol | Webmail | Intranet | O Dono do Touro | Suporte TI | SmartOrder